A base para a logística iniciou-se durante as Guerras Romanas, quando Roma desenvolveu um sistema muito eficiente, capaz de suprir suas necessidades durante as guerras. Os chamados "Logistikas" eram os responsáveis por assegurar o fornecimento e a alocação de recursos, assim, os soldados poderiam ter um desempenho melhor e avançariam de forma eficiente.
Os maiores exércitos daquela época, como os invasores persas da Grécia, tiveram seus depósitos abastecidos durante a rota de marcha. As legiões romanas combinaram três métodos para fornecer os equipamentos para a guerra em um sistema altamente flexível, o que possibilitava que as legiões marchassem rapidamente pelas estradas com um alto fluxo de suprimentos e equipamentos de forma organizada. Dentro destes, estavam inclusas oficinas móveis, um corpo de engenheiros, armeiros e outros técnicos.
Durante a guerra, muitos suprimentos foram requisitados das autoridades locais e foram armazenados em depósitos fortificados, enquanto animais e mão-de-obra eram utilizados para realizar outras tarefas. Quando era necessário, a legião levava os suprimentos nas costas de seus soldados ou em sua caravana e isso durava, em média, trinta dias. Na primeira Gurra Púnica contra Cartago, ocorrida entre 264 e 241 a.C., um exército pertencente à Roma marchou por, em média, 16 milhas, equivalente a 26km, por dia durante quatro semanas.
LOGÍSTICA: QUAL SUA ORIGEM E POR QUE FOI IMPORTANTE NAS GUERRAS. FM2S. Disponível em: <https://www.fm2s.com.br/logistica-guerras>. Acesso em: 15 mai. 2019.
Comentários
Postar um comentário