O governo chinês sempre está em constantes reformas em seu sistema de transporte, visando sempre a redução de custos, e melhora do sistema logístico, sem perder qualidade, mas buscando cada vez mais se aprimorar e focando também em seu lucro. Onde seus esforços irão se intensificar por meio de contínua melhoria da infraestrutura e do foco na integração entre modais de transporte.O grande diferencial chinês é a integração entre os investimentos, ou seja, as melhorias vão desde vias expressas e aeroportos até portos e centros de transbordo expressos.
Nos quatro primeiros meses de 2018 o investimento em ativos fixos em estradas e hidrovias aumentou 8%, chegando a 540,6 bilhões de yuans (US$ 84,44 bilhões).
Transporte Rodoviário
Além de possuir um elevado nível de investimento em alternativas modais e em modalidades de transporte comuns, como o rodoviário, a China apresenta um alto grau de efetividade nos seus investimentos, ou seja, antes de simplesmente investir, os gastos são estudados e verificados no sistema onde pode haver melhorias, sem que se perca a qualidade neste processo.
Na China, os caminhões dominam o mercado de transporte de mercadorias e isso está aumentando em ritmo acelerado. Em 2014, os caminhões movimentaram mais de 33 bilhões de toneladas de carga na China. Isso representou mais de 75% da movimentação total, que hoje é 22 vezes maior do que era em 1980. O resultado disso é que os caminhões são a fonte de emissões do setor de transporte que mais cresce.
Transporte Portuário
O líder é o porto de Xangai, sendo o maior movimentador de mercadorias no mundo, o qual movimentou em um ano 561 milhões de toneladas, um número altamente difícil de ser passado por outro país. Lembrando sempre que o segundo lugar de portos com mais movimentação do mundo é também ocupado pela China, que ao tratar-se de exportação é um país que tem muito a ensinar o Brasil sobre.
Transporte Ferroviário
A China tem investido fortemente em sua infraestrutura ferroviária para o transporte de mercadorias e serviços bem como de passageiros de alta velocidade, iniciativa que está desempenhando um papel fundamental no progresso da indústria de logística do país.Até o fim de 2017, a quilometragem total de vias ferroviárias em operação da China chegou a 127 mil quilômetros. As ferrovias de alta velocidade chegaram a 25 mil quilômetros, em comparação com os 22 mil quilômetros no fim de 2016.O crescimento dos projetos de construção ferroviária teve lugar em um momento em que o país está sofrendo a constante desaceleração do crescimento do investimento em ativos fixos.
Transporte Aéreo
O setor de transporte aéreo da China cresceu rapidamente nos últimos anos e ainda possui um enorme potencial. O setor de logística aérea da China está subdesenvolvido havendo um pequeno número de cargueiros aéreos e o uso insuficiente da capacidade de carga.Hoje, a China tem apenas cerca de 140 cargueiros, que são de propriedade de mais de dez empresas, enquanto algumas grandes companhias internacionais de transporte aéreo possuem centenas de aeronaves deste tipo.
Referências Bibliográficas
Na china, volume de transporte de carga rodoviária aumenta 8,9% em abril. Disponível em <https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/356755/Na-China-volume-de-transporte-de-carga-rodovi%C3%A1ria-aumenta-89-em-abril.htm>. Acesso: 3 de setembro de 2019
A estratégia chinesa para tornar o transporte de cargas mais sustentável. Disponível em <http://thecityfixbrasil.com/2017/01/24/a-estrategia-chinesa-para-tornar-o-transporte-de-cargas-mais-sustentavel/>. Acesso: 3 de setembro de 2019
ACIOLY, Luciana. China: uma inserção externa diferenciada. Economia Política, 2005.
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