Neste post apresentaremos sobre os tipos de modais existentes.
O transporte ferroviário é feito por vagões interligados a uma locomotiva que os carrega sobre trilhos de ferro, podendo transportar produtos e pessoas, utilizando plataformas de embarque e desembarque. É utilizado para longas distâncias e grandes quantidades de cargas, geralmente os produtos transportados são de baixo valor.
O transporte aéreo é caracterizado pela agilidade e facilidade em percorrer longa distância, no território nacional e internacional. Possui limitações no volume de carga, tamanho, peso e quantidade a ser transportada, é ideal para produtos eletrônicos, produtos frágeis ou com curto prazo de validade.
O transporte rodoviário é o mais conhecido e utilizado em toda a extensão do território nacional. Consiste no transporte através de ruas, estradas e rodovia, onde se utiliza os ônibus e os caminhões para a locomoção de produtos e pessoas, permite criar rotas mais flexíveis, aconselhável para o transporte a curta distância de produtos acabados ou semiacabados com alto valor agregado ou perecível.
O transporte dutoviário é feito por meio da implantação de dutos e tubos subterrâneos, submarinos e aparentes. É um modal que permite o transporte a longas distancias e em grandes quantidades, possui um alto custo de implantação e um percurso inflexível, tem um baixo custo operacional, é recomendado para fluidos líquidos, gases e sólidos granulares.
O transporte hidroviário consiste na locomoção de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via oceanos, mares, lagos ou rios. É capaz de transportar grande quantidade de produtos de diversas espécies e de todos os estados (líquido, sólido e gasoso), desde que estejam bem armazenados e em containers adaptados. É indicado para produtos com baixo valor agregado, pode transportar por longas distâncias e não disputa espaço com outros modais de transporte.
REFERÊNCIAS
RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; FERREIRA, Karine Araújo. Logística e transportes: uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro.
LARRANAGA, Felix Alfredo. Modais de transporte. São Paulo: Aduaneiras, 2015. 226 p.
Comentários
Postar um comentário