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LOGÍSTICA DA ITÁLIA

Transportes na Itália


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Aéreo


ALITALIA  têm voos de Roma e de Milão para um grande número de cidades no país. São quase sempre voos curtos, pois a Itália é um país pequeno. Voos no sentido norte-sul podem, entretanto, ser mais longos, visto que a Península Itálica é alongada. Se você vai voar do Brasil para Roma ou Milão, normalmente sai mais barato comprar o trecho interno juntamente com o voo internacional.
O transporte aéreo é utilizado por um espectro cada vez mais amplo de pessoas, particularmente para distâncias médio-longas. Em 2012, o país registrou 116,1 milhões de passageiros transportados via área, número equivalente a 1,9% da população e que coloca os italianos entre os 5 principais povos da Europa que mais utilizam o modal aéreo para se transportarem, depois de Reino Unido, Alemanha, Espanha e França.
O aeroporto de Roma-Fiumicino é o 7° maior da Europa em número de passageiros (36,7 milhões, ou pouco menos de 50% do volume de passageiros que passa por Heathrow, em Londres, maior da Europa) e Milão-Malpensa é o 10° maior em transporte de cargas (414 mil toneladas, ou cerca de 25% do volume movimentado em Frankfurt, maior da Europa).
Os deslocamentos realizados na Itália por motivos de estudo ou trabalho são feitos prevalentemente com meio próprios. Em 40% dos casos, entre estudantes, e 74% dos casos, entre profissionais, o principal meio utilizado é o automóvel. Já os meios públicos de transportes são utilizados por 33% dos estudantes (77% no Centro) e 12% dos profissionais (91% no nordeste).
O crescimento do tráfego aéreo de e para os aeroportos nacionais está consolidado, confirmando as tendências expansionistas registradas nos últimos anos.A movimentação de mercadorias na navegação de cabotagem cresceu em 2017 pelo segundo ano consecutivo. A taxa de motorização é de cerca de 637 carros por mil habitantes, aumentando pelo quarto ano consecutivo.
O crescimento do tráfego aéreo de e para os aeroportos nacionais está consolidado, confirmando as tendências expansionistas registradas nos últimos anos.

Rodoviário

Os ônibus interurbanos na Itália são principalmente um complemento do transporte ferroviário para aquelas cidadezinhas para as quais não há trens ou então quando a estação ferroviária fica longe do centro turístico. Costumam ser modernos, baratos, confortáveis e pontuais. Existem ônibus de longa distância entre as cidades italianas e dessas para outros países europeus, mas para a maioria dos itinerários de média e longa distância o trem é mais vantajoso.
Carro, vale a pena quando você vai percorrer o país. Se vai visitar apenas as cidades maiores e pretende passar alguns dias em Veneza, Milão, Roma ou Nápoles, esqueça o carro.
A malha rodoviária italiana em 2017 totalizou 6.943 km, correspondendo a cerca de 9% de toda malha rodoviária disponível na UE. Trata-se de um dos países com maior concentração de veículos por quilômetro de estradas, com picos verificados na Basilicata, Umbria e Lombardia, que possuem cerca de 1Km, ou pouco menos, para cada 10.000 veículos.
No tocante à frota de veículos circulantes, aliás, a Itália possui a segunda maior da UE e uma das maiores do mundo, com 625 veículos por 1.000 habitantes. É maior em 20% à da Alemanha e menor apenas do que a registrada em Luxemburgo, com 659 veículos por 1.000 habitantes.
A cada 100 veículos em circulação na Itália, doze são classe Euro 5, trinta e quatro são Euro 4, vinte são classe Euro 3, dezessete classe Euro 2, cinco de classe Euro 1 e doze de classe Euro 0.
O transporte rodoviário de mercadorias desempenha papel de grande importância no sistema logístico italiano.
A taxa de motorização é de cerca de 637 carros por mil habitantes, aumentando pelo quarto ano consecutivo. Em 2017, o número de mortes na estrada aumentou em comparação com o ano anterior: embora ao longo dos anos a mortalidade devido a acidentes rodoviários tenha sido marcada por uma redução acentuada, desde 2014 o processo tem flutuado.
A maioria das pessoas usa o transporte para chegar ao local de estudo ou ao trabalho. O carro de passeio confirma-se também em 2017 como o meio de transporte mais utilizado; alunos e alunos se deslocam com maior frequência a pé ou por transporte público do que os empregados.

O Skyteam (www.skyteam.com) É um consórcio de companhias aéreas do qual faz parte a Alitália, tem um passe aéreo para voos dentro do território italiano ou dele para outra cidade europeia. Para mais informações, acesse o site ou consulte seu agente de viagens.

Marítimo

Barco na Itália é o que não falta. Grande parte dos pontos turísticos do país está situada no litoral ou em ilhas. Portanto, em certas situações, o transporte marítimo é uma boa (ou mesmo a única) alternativa. Caso você goste de viagens marítimas ou esteja curioso para fazer uma, não perca a oportunidade, mesmo que seja apenas por uma noite ou por uma tarde. Não é caro.
As linhas marítimas – Há muitas linhas regulares de barcos para trajetos mais curtos dentro de uma mesma região. Para viagens mais longas, são tantas as opções de preços, de lugares, de tipos de barcos e de categoria (da poltrona econômica até a cabine externa com banheiro, nos percursos mais longos) que o melhor é você mesmo dar uma espiada no site das companhias.
No que diz respeito ao transporte marítimo, em termos de transporte de cargas, a Itália se coloca na quinta posição entre os 27 países da EU, movimentando mais de 8 milhões de contêineres/ano, ou cerca de 9,4% do volume movimentado na Europa e, portanto, atrás de Alemanha (17,6%), Holanda (17,2%), Espanha (16,2%) e Bélgica (11%). Já em termos de transporte de passageiros, os italianos saem na dianteira, transportando quase 82 milhões de pessoas/ano, ou 21,2% do tráfego de passageiros da UE e, portanto, na frente de países como Grécia (20,5%), cuja geografia estimula o transporte marítimo.
Ao longo de 8.122Km de litoral italiano estão instalados um total de 263 portos. O principal porto em movimentação de cargas (42,4 milhões de toneladas, ou 8,5% do tráfego italiano) é o de Gênova. Seguem em importância os portos de Trieste (41,8 milhões de toneladas) e Taranto (41,2 milhões de toneladas).

Urbano

De maneira geral, as cidades italianas são bem servidas por transportes urbanos, que são baratos. O sistema é praticamente o mesmo em todo grande centro urbano: os bilhetes servem para metrôs, ônibus e bondes

Referências

Transportes na Itália. Disponível em: https://manualdoturista.com.br/transportes-na-italia/.
DE CARVALHO, Carolina Correa et al. Atributos para caracterização de plataformas logísticas: estudo de casos na Espanha, Itália e Dinamarca. TRANSPORTES, v. 21, n. 1, p. 23-33, 2013.

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