O QUE É ARMAZENAMENTO?
O armazenamento é uma das atividades da cadeia logística das empresas e tem um papel fundamental no atendimento de demandas e na gestão dos estoques. As empresas podem optar basicamente por dois modelos de armazenagem, a própria ou terceirizada.
3 TIPOS DE ARMAZENAGEM
A armazenagem própria é a que é operada pela própria empresa em estrutura de armazém próprio ou alugado.
A armazenagem terceirizada é operada por uma empresa contratada conhecida no mercado como Operador Logístico.
A armazenagem contratada, entre os tipos de armazenagem, é o que podemos considerar como o intermediário, já que nessa opção a empresa apenas contrata o armazém, utilizando o espaço, mas precisando demandar funcionários para cuidar dos processos logísticos.
OS OBJETIVOS DA ARMAZENAGEM:
•Maximizar o uso dos espaços;
•Facilitar o acesso aos itens do Depósito;
•Proteger e abrigar os materiais;
•Facilitar a movimentação interna do Depósito;
•Maximizar a utilização de mão – de – obra e equipamentos.
O QUE LEVAR EM CONTA NO MOMENTO DE ESCOLHER O MODO DE ARMAZENAMENTO?
Custos: É importante avaliar a necessidade e o quanto a empresa pode investir nessa etapa da logística. Pequenos e médios empresários com certeza vão ver na terceirização a melhor opção, já que, mesmo com um custo geral, ela acaba sendo ainda mais barata do que dispor de uma equipe e ter um local próprio.
Layout do espaço: Há a necessidade de procurar layouts que facilitem não só a alocação dos produtos, mas também a retirada dos mesmos.
Amplitude do armazém: Parte fundamental, o espaço do armazém precisa comportar o volume de produtos com o qual a empresa trabalha.
Localização: O local deve dar acesso rápido e fácil às vias que conduzam de forma eficiente os caminhões e carros que farão as entregas ou etapas de distribuição.
REFERÊNCIAS
SOMASUNDARAM, G. et al. Armazenamento e gerenciamento de informações: como armazenar, gerenciar e proteger informações digitais. Bookman Editora, 2009.
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Gestão estratégica de armazenagem. São Paulo: Aduaneiras, 2017. 200 p.
Comentários
Postar um comentário